Como minimizar as despesas de supermercado
2 min de leitura
Com o cansaço derivado das tarefas diárias acumuladas, acabamos por ceder à conveniência dos supermercados.
Fundamentalmente, somos seres impulsivos e, com o cansaço derivado das tarefas diárias acumuladas, acabamos por nos tornar mais vulneráveis, cedendo muitas vezes à conveniência oferecida pelos supermercados. E é aí que mora o perigo! O supermercado, por exemplo, é um lugar criado para nos estimular ao máximo e levar-nos a agir por impulso. Para minimizar esta situação, siga estas oito dicas:
- Faça uma lista dos produtos prioritários, colocando apenas a quantidade necessária.
- Antes de ir às compras, faça um pequeno lanche. Com a sensação de fome, vai-se o bom senso e a capacidade de raciocínio e de auto-controlo!
- Prefira ir sozinho às compras e, se possível, não leve as crianças. Assim não sai do seu propósito!
- Defina um tempo médio para permanecer no supermercado. Seja objetivo e evite os supérfluos.
- Resista à compra de refeições pré-preparadas, pré-congeladas, doces e afins, apresentadas em embalagens apelativas para seduzir e encantar o consumidor!
- Pode e deve escolher produtos de 1ª necessidade (leite, iogurte, arroz, etc) marca branca. São mais económicos e com qualidade.
- Pensar sempre que “ser prático é diferente de ser saudável” ou ter qualidade ou potencial nutritivo. Muitas vezes, a escolha pela praticidade pode não ser a mais saúdavel.
- Evite as promoções, tipo leve 3 pague 2. O peso por Kg avulso geralmente é mais barato.
Lembre-se: a conta mensal do supermercado deve ser ¼ do rendimento mensal familiar. Tente sempre fazer por alto a soma do total das compras, para estabelecer um limite e escolher só os produtos essenciais.
Dra. Claudia (psicóloga)