Factores que Podem Influenciar o Apetite Durante a Época de Festas
Durante as festas de Natal e Ano Novo, é comum termos tendência a aumentar a nossa ingestão alimentar, muitas das vezes, exagerando no consumo de alimentos menos adequados nutricionalmente. Tal pode ser explicado por uma combinação de fatores fisiológicos, emocionais e sociais.
Um dos motivos é o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares simples, sobretudo quando ingeridos em jejum ou de forma isolada, que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue (glicémia). Esta subida repentina da glicémia leva à produção de insulina pelo pâncreas, que permite que o açúcar entre nas células, onde será usado como fonte de energia. No entanto, um excesso de insulina pode provocar uma queda rápida da glicémia, resultando numa maior sensação de fome que pode levar, posteriormente, ao consumo excessivo de alimentos. Para evitar tal, tente consumir doces associados a alimentos ricos em fibras, proteínas ou lípidos. Pode, por exemplo, comê-los no final de uma refeição principal, como sobremesa. Desta forma conseguimos reduzir a velocidade de absorção do açúcar, facilitando a gestão do seu apetite.
Outros fatores importantes associados são o contexto emocional e social desta época. Habitualmente, estas celebrações reunem amigos e familiares à volta de uma mesa farta, recheada de alimentos hiper-palatáveis (alimentos processados extremamente prazerosos, que habitualmente combinam na sua composição açúcar, gordura e/ou sal), aliando a isso, a nostalgia que alguns desses alimentos têm potencial de nos trazer, podendo contribuir para o consumo alimentar excessivo.
Temos também de ter em consideração que, neste período, as nossas rotinas diárias podem estar alteradas, pela modificação de horários, prática de atividade física, disponibilidade de alimentos, entre outros, o que pode afetar a nossa ingestão alimentar habitual.
Embora seja fundamental manter a consciência e os cuidados alimentares durante esta época, especialmente para evitar excessos, o mais importante é encontrar um equilíbrio. Desta forma podemos desfrutar do verdadeiro significado desta quadra, com todas a suas componentes, emocionais e sociais.