Cozinhar para outras pessoas é uma forma de autoexpressão.
2 min de leitura
Cozinhar tem inúmeras vantagens para o bem-estar psicológico de quem o faz.
Quando pensamos em atividades de lazer, normalmente o que nos vêm à cabeça é algo como caminhar, dançar, viajar, ir a praia, andar de bicicleta, etc. Mas já parou para pensar que cozinhar para si ou para a família e amigos também pode ser uma atividade prazerosa? Sim, cozinhar para outras pessoas tem inúmeras vantagens para o bem-estar psicológico de quem o faz.
E para despertar o chef que há dentro de si, listamos abaixo algumas razões. Que tal já começar?
- Desenvolve a sua criatividade. A expressão da criatividade está ligada ao nosso bem-estar geral. Qualquer atividade criativa reduz o stress do dia-a-dia.
- Cozinhar para outras pessoas pode também ser uma maneira de expressar os nossos sentimentos pelos outros. As pessoas que têm dificuldade para exprimir os seus sentimentos em palavras podem demonstrar gratidão, apreciação ou afectos, através da refeição preparada por si.
- É um exercício de relaxamento. E este aumenta a felicidade e reduz o stress. Quando está a cozinhar, é preciso prestar atenção ao que se faz. É preciso medir as quantidades. Quando concentra a sua atenção nos aromas e sabores, este ato de relaxamento, de atenção consciente no momento presente, também pode reduzir seu stress, pode ajudar a suavizar pensamentos negativos e produzir uma sensação de bem-estar.
- Ao preparar as refeições para a família e amigos, também está a contribuir para que todos tenham uma alimentação mais saudável e controlada.
- Dra. Claudia (psicóloga)