Natal saudável e sem excessos!
Dicas para ter um comportamento alimentar moderado.
A época Natalícia e de passagem de Ano é sempre um período de excessos alimentares, com jantares com os amigos, a família, de empresa e… muitos doces. Fazem parte da nossa cultura/tradição alguns pratos e doces muito calóricos e nem sempre é fácil controlarmos a quantidade de alimentos que consumimos nesta época de festa e convívio.
Apesar das tentações inevitáveis, é possível ter um Natal sem excessos. A palavra-chave para uma consciência e Festas sem peso é: Moderação!
E para que possa ter um comportamento alimentar moderado nesta época, sugerimos-lhe algumas estratégias para um Natal mais saudável:
- Preparar somente as doses necessárias para evitar as sobras;
- Adaptar o seu Plano Alimentar o quanto possível ao seu menu de Natal e restantes refeições de convívio e festa;
- Colocar o seu Plano Alimentar na porta do frigorífico para recordar que temos de ter uma alimentação saudável durante o ano inteiro. E o Natal não é excepção;
- Gerir as quantidades de alimentos que consumimos, principalmente os mais calóricos desta época;
- Diferenciar Fome de Gula: a Gula é um dos fatores responsáveis pela falta de controle na alimentação. Muitas pessoas comem mesmo sem estar com fome, porque não são capazes de controlar a vontade de ingerir um determinado alimento. É verdade que o excesso de comida à nossa volta torna cada vez mais difícil conter o desejo de comer. É preciso controle emocional para resistir ao desejo de consumir alimentos que contêm calorias em excesso. É normal que, mesmo não estando com fome, a vontade de comer apareça. Um exercício mental para resistir à gula é perguntar-se antes de comer: Estou com fome? Por que vou comer? E a partir daí avaliar se vale mesmo a pena comer mais um sonho ou uma rabanada.
- Relaxar: no sentido de descontrair. É muito importante para o bem-estar físico e emocional. O ideal é dedicar diariamente algumas horas para atividades de relaxamento. Também é importante nesta época das Festas e férias descontrair. O excesso de trabalho (idas às compras de Natal, as horas passadas a cozinhar para muita gente) pode aumentar o stress e contribuir para cometer excessos;
- Manter e realizar a atividade física: não deixe de praticar exercício físico porque o ginásio está fechado nos feriados ou o mapa de aulas tem horário reduzido neste período. Aproveite para fazer caminhadas, jogging, atividades outdoor, bicicleta, entre outras atividades desportivas com a sua família, evitando ficarem fechados em casa acompanhados da mesa dos doces. Os miúdos vão adorar esses programas ao ar livre.
Autocontrolo e Motivação ajudam a manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável. Procure ter uma rotina saudável todos os dias, para que nas ocasiões especiais, como o Natal e a Passagem de Ano, esteja preparado para não deitar a perder tudo o que conseguiu com sacrifício durante o ano inteiro.
A Caress Natura deseja-lhe umas Boas Festas com muito afecto entre família e amigos e excessos de mimos!
Dra. Claudia (psicóloga)