Alimentos sazonais – Janeiro

Hoje trazemos-lhe informações sobre alguns dos hortícolas da época de janeiro. 

Abóbora

A abóbora é um fruto da aboboreira (de nome científico Cucurbita spp), e membro da família das Cucurbitaceae, da qual também fazem parte a melancia, o melão, o pepino e o chuchu.

A nível nutricional, a abóbora destaca-se pela sua riqueza em carotenos (962  𝞵g/ 100 g), sobretudo em beta-caroteno, um antioxidante que lhe confere a sua cor alaranjada, é ainda fonte de vitamina C (12 mg/ 100 g) e apresenta um baixo valor calórico (11 kcal/ 100 g). 

O beta-caroteno, quando ingerido, é  convertido pelo nosso organismo em vitamina A, esta vitamina é  importante para a visão, crescimento e diferenciação celular e sistema imunitário. Pode incluir a abóbora na sua alimentação de diversas formas, pois este é um alimento muito versátil, adicione-a a sopas, purés, acompanhamento de pratos principais, sobremesas, sumos ou até batidos.

Nabo

O nabo (de nome científico Brassica rapa), é uma raiz pertencente à família das crucíferas, da qual fazem parte, por exemplo, as couves, os brócolos e a couve-flor.

Este alimento é fonte de vitamina C (12 mg/ 100 g), apresentando por isso propriedades antioxidantes que contribuem para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário, apresenta um baixo valor calórico (19 kcal/ 100 g) e apresenta um teor significativo de fibra (2,2 g/ 100 g), que ajuda no normal funcionamento do trânsito intestinal.

Pode incluir nabo na sua alimentação em sopas ou cozido/assado como acompanhamento de pratos principais.

Alho francês

O alho francês (de nome científico Allium porrum L.) também conhecido como alho-porro, é pertencente à família Alliaceae, da qual também fazem parte as cebolas e os alhos.

A nível nutricional, este alimento é rico em folatos (87 𝞵g/ 100 g), vitamina B6 (0,48 mg/ 100 g) e é ainda fonte de vitamina A (124 𝞵g/ 100 g), vitamina B1 (0,29 mg/ 100 g) e de vitamina C (20 mg/ 100 g). A sua riqueza em folatos (vitamina B9) e em vitamina B6 (piridoxina) tornam-no um alimento interessante para quem possa ter níveis elevados de homocisteína, um aminoácido que em níveis elevados está associado a um maior risco de doença vascular. Excluindo causas genéticas, as causas mais comuns da elevação de homocisteína são o défice de vitamina B6, ácido fólico e vitamina B12. 

Pode incluir o alho francês na sua alimentação em sopas ou salteado/ assado/ estufado como acompanhamento de pratos principais.  

Consulte a nossa sugestão de sopa de Abóbora e Gengibre, no nosso site, se quiser incluir estes 3 alimentos na mesma receita.