Desmistificar as Dietas detox
Mas afinal o que são dietas detox?
As dietas de desintoxicação ou “detox” são intervenções de curto prazo que se comprometem a eliminar toxinas do corpo, promover a saúde e ajudar na perda de peso.
Este tipo de intervenções variam desde jejuns totais a dietas líquidas de baixo valor calórico, apresentam habitualmente teores baixos em proteína e podem envolver a toma de suplementos alimentares como laxantes, diuréticos, entre outros.
O que diz a ciência sobre as Dietas Detox?
Apesar da ampla popularidade das dietas de desintoxicação, os estudos publicados sobre este tipo de intervenção são poucos e, os que existem apresentam limitações metodológicas significativas, incluindo amostras pequenas, viés de amostragem, ausência de grupos de controlo, dependência de autorrelato e medições qualitativas.
No contexto das dietas detox, o termo “toxina” permanece mal definido. Este termo tem sido associado a poluentes, produtos químicos sintéticos, metais pesados, alimentos processados, entre outros produtos potencialmente nocivos à saúde.
Habitualmente, este tipo de intervenção categoriza os produtos químicos entre prejudiciais ou inofensivos. No entanto, raramente identificam as toxinas específicas que pretendem remover ou os mecanismos pelos quais as eliminam, dificultando a investigação das suas alegações.
Importa referir que, na sua grande maioria, o que torna as substâncias químicas perigosas é a dose de exposição. O nosso organismo apresenta mecanismos específicos para eliminar toxinas endógenas e exógenas, através do fígado e rins e, quando existe algum problema nestes mecanismos de eliminação surgem sintomas bem marcados.
Relativamente à perda de peso, embora seja plausível que as dietas de desintoxicação com restrição energética sejam capazes de levar à perda de peso a curto prazo, não está claro se estas dietas são úteis para manter um peso saudável a longo prazo, até pelo contrário, alguns estudos demonstraram que o jejum e dietas restritivas de 1200 Kcal/dia provocaram um aumento nos níveis da hormona do stress (cortisol), em mulheres. Há evidências que demonstram que o stress estimula o apetite, promovendo o ganho de peso.
Quanto é do nosso conhecimento, não existe nenhuma investigação clínica rigorosa deste tipo de intervenções, o que nos permite concluir que não existem evidências robustas que apoiem o uso de dietas de desintoxicação para a perda de peso ou eliminação de toxinas.