O papel dos pais na Educação Alimentar dos seus filhos
Alguns comportamentos alimentares podem contribuir para hábitos pouco saudáveis nos seus filhos.
É nos primeiros anos de vida que a influência dos pais sobre a alimentação dos filhos é maior, já que são os que organizam a rotina alimentar da casa e são também o exemplo a seguir. Por estas razões, o comportamento alimentar e estilos de vida dos pais são apontados como um dos maiores fatores de risco para os problemas ligados à alimentação das crianças. Cabe aos pais ensinarem as crianças desde cedo como comer de forma saudável e responsável, controlando o tamanho das porções e encorajando-as a pararem de comer quando se sentem saciadas.
Para o desenvolvimento de um estilo alimentar saudável de uma criança, não é importante apenas aquilo que os pais escolhem dar. Mas também como o fazem, a forma como lidam com a alimentação dos filhos e os comportamentos que adotam para incentivar uma alimentação saudável.
Alguns comportamentos desadequados ou contraproducentes dos pais no que se refere à alimentação das crianças podem contribuir para o desenvolvimento de hábitos pouco saudáveis nos seus filhos, tais como: controlar e restringir porções ou tipo de comida; encorajar ou pressionar as crianças a comerem; utilizar a comida como forma de recompensa ou de suborno; utilizar a comida para acalmar a criança, dando guloseimas ou ceder a pedidos.
Todos estes comportamentos podem ter efeitos negativos a longo prazo no desenvolvimento do comportamento alimentar do seu filho, mas também no tipo de relação que estabelece consigo. Portanto, preste atenção aos seus hábitos alimentares, pois eles são muito importantes para o desenvolvimento de uma vida saudável do seu pequenino.
Dra. Claudia (psicóloga)