Ter uma alimentação saudável e uma vida social ativa
Conjugar uma vida social ativa com a alimentação saudável, para além de possível, é também indicado.
Mas, e os almoços ou jantares com os amigos e familiares? Estes causam sempre uma preocupação para quem está num processo de reeducação alimentar ou mesmo para aqueles que querem manter a alimentação equilibrada. A boa notícia é que conjugar uma vida social ativa com a alimentação saudável, para além de possível, é também indicado.
E para não deixar de aproveitar esses momentos com os que lhe são queridos, o nosso principal conselho é acreditar que pode sim influenciar de maneira positiva e saudável a alimentação dos seus amigos e familiares. Todos ganham ao agir dessa forma.
Como fazer? Ao sair, sugira um restaurante onde as especialidades e os pratos são saudáveis. Nos tempos atuais, é possível encontrar muitos lugares que oferecem alimentação saudável.
Se o encontro for um almoço ou jantar na casa de alguém, sugira um menu mais saudável. Ou melhor ainda, ofereça-se para cozinhar ou levar um prato menos calórico. O ato de cozinhar também pode ser prazeroso e é uma boa forma de despertar em todos o interesse por hábitos alimentares mais saudáveis.
Outra forma de também promover um estilo de vida mais saudável e uni-lo à vida social junto daqueles que o cercam é sugerir programas fora de casa. Convide-os para visitar exposições, passear pela cidade ou pelo campo, praticar alguma atividade física, como caminhar, andar de bicicleta ou algum jogo de rua, entre outros. Podemos partilhar tantas coisas, para além de estar somente sentados à mesa. Podemos e devemos partilhar emoções e afectos. Esse é o verdadeiro sentido de estar e “alimentarmos” a nossa vida social.
Dra. Claudia (psicóloga)