Como criar e alcançar metas nutricionais realistas e sustentáveis para um estilo de vida saudável.

No início do ano, habitualmente estamos mais receptivos à mudança, não é por acaso que se fala nas resoluções do novo ano. Nesse contexto, a preocupação com a saúde e bem-estar são uma realidade, desta forma é fundamental/ importante melhorar os nossos hábitos alimentares. Sabemos que parte do insucesso, no processo desta mudança, se deve ao erro de definir metas inatingíveis a curto prazo, algo que nos faz desmotivar mesmo quando poderíamos estar a evoluir. Neste artigo, exploraremos estratégias práticas para criar objetivos e metas nutricionais realistas e sustentáveis a longo prazo, com a orientação de um nutricionista ao longo desse processo.

7 Estratégias para Definir Metas Nutricionais Realistas e Alcançar o Seu Objetivo:

  1. Entenda a sua motivação: 

Avalie a sua motivação para a mudança, entenda porque é importante para si e que implicações esta mudança terá na sua vida. A partir daí, defina o seu objetivo principal, pode escrevê-lo e mantê-lo num local bem visível para si.

  1. Faça uma adequada avaliação Inicial:

Antes de estabelecer metas, é crucial avaliar o seu estado físico e os seus hábitos nutricionais.

Por exemplo, “perder 10 kg até à Páscoa”, poderá não ser um objetivo realista, tendo em conta que provavelmente implicaria fazer restrições pouco saudáveis. Em vez disso, em conjunto com o seu nutricionista, perceba como alterar os seus hábitos alimentares, respeitando as suas necessidades, circunstâncias individuais, horários, condições de trabalho e rotinas familiares. Só depois faz sentido definir metas específicas para perda de peso ao longo deste período;

  1. Adapte a sua dieta de forma progressiva:

O sucesso a longo prazo é construído progressivamente, assim, deve ir fazendo adaptações à sua alimentação em direção a uma dieta saudável em vez de uma abordagem radical. Durante as suas consultas de nutrição, mais do que estabelecer uma dieta taxativa, devem ser sugeridas alternativas saudáveis àquilo que já faz, tendo em conta os seus gostos. Além disso, ao longo do processo, deverá ser avaliada a sua adesão à dieta e adaptada sempre que necessário. Assim poderá transformar comportamentos saudáveis em hábitos permanentes;

  1. Defina metas diárias, semanais e mensais:

Em conjunto com o seu Nutricionista, defina metas específicas para diferentes períodos, possibilitando-lhe, assim, ter uma visão clara do seu progresso, vendo as suas pequenas vitórias diariamente! Por exemplo, tenha metas diárias para o consumo de água, fruta ou vegetais, metas semanais para a atividade física e número máximo de refeições menos adequadas… se ajudar, registe cada vez que for bem sucedido!

  1. Tenha flexibilidade e resiliência:

Não se esqueça que um deslize ocasional, não invalida as suas metas. Um almoço/jantar inesperado, uma refeição em alturas de férias ou festividades, sendo feitos de forma moderada e ponderada podem fazer parte do processo! Quando acontecem alguns desvios, é normal que não seja fácil regressar ao plano alimentar, mas não deverá  desistir. Para tal, é  fundamental que partilhe, em consulta de nutrição, as dificuldades sentidas para que sejam discutidas novas soluções adequadas às suas circunstâncias, havendo sempre a possibilidade de readaptadas as suas metas.

  1. Aumente a sua literacia alimentar: 

Ao melhorar o seu conhecimento sobre a sua alimentação, entenderá o que cada alimento ou refeição representam no seu plano alimentar, tal irá ajudá-lo a perceber o processo pelo qual está a passar e a identificar quais os seus maiores obstáculos. Este é, sem dúvida, um dos principais tópicos trabalhados durante as consultas de acompanhamento nutricional.

  1. Peça ajuda se sentir dificuldades: 

Enquanto nutricionistas o nosso objetivo será sempre o seu sucesso, se sentir que não está a conseguir cumprir o seu plano alimentar ou que este possa não estar adaptado às suas circunstâncias, fale connosco;

Seguindo estas dicas, certamente formará uma dupla de sucesso com o seu nutricionista e irá alcançar os seus objetivos. Esperamos por si, faça parte do nosso programa Clube Gente Saudável.

Forme uma dupla de sucesso com uma das nutricionistas do nosso programa Clube Gente Saudável.

Phone