Obesidade Infantil em Portugal

A obesidade é uma doença crónica que afeta todas as faixas etárias, inclusive as crianças. Segundo os dados de 2022 do estudo COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative), a prevalência de excesso de peso (pré-obesidade + obesidade), em crianças do 1º ciclo do ensino básico, em Portugal, foi de 31,9%, em que 13,5% correspondia à prevalência exclusiva de obesidade. Quando analisamos e comparamos estes dados de 2022 com os anteriores, de 2018, verificamos que ocorreu um aumento de 2,2% na prevalência de excesso de peso e um aumento de 1,6% na prevalência de obesidade. Embora este este aumento pareça ligeiro, este foi o primeiro ano em que as prevalências de excesso de peso e obesidade infantil aumentaram em relação ao ano anterior invertendo assim a tendência decrescente que se verificava, em Portugal, sendo que, entre 2008 (1º ano que se fez este estudo) e 2018, todas as regiões de Portugal mostraram um decréscimo na prevalência de excesso de peso infantil.

Estes últimos dados refletem o impacto dos maus hábitos alimentares no peso corporal das crianças. Torna-se importante referir que, crianças com obesidade têm um risco acrescido de serem também obesas na vida adulta, estando assim mais predispostas a desenvolverem doenças crónicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes tipo 2, doença coronária, apneia do sono e alguns tipos de cancro. 

A implementação de uma alimentação saudável na infância tem, por isso, um papel crucial para um adequado crescimento e desenvolvimento das crianças, para além de ajudar na prevenção de diversas doenças e condições de saúde na idade adulta. 

Não se esqueça, é no período da infância que se moldam os nossos gostos, preferências e hábitos!

De forma a facilitar-lhe a implementação de hábitos alimentares saudáveis nas suas crianças, siga as seguintes dicas:

  1. Estimule o consumo diário de fruta e hortícolas, apresentando-os de forma criativa; 
  2. Em alternativa, a sumos e bebidas açucaradas, ofereça água e/ou águas aromatizadas caseiras em garrafas reutilizáveis divertidas;
  3. Evite ter regularmente, em casa, alimentos ricos em sal, açúcar e gordura saturada;
  4. Garanta o consumo de 2 a 3 porções diárias de laticínios;
  5. Dê preferência a oferecer às crianças iogurtes naturais não açucarados, poderá posteriormente adicionar fruta em pedaços ao iogurte; 
  6. Incentive as crianças a participar na confecção de refeições saudáveis;
  7. Motive toda a família a adotar uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo a Roda dos Alimentos.

Se quiser saber como pode melhorar os hábitos alimentares da sua família, fale connosco e marque uma consulta de nutrição. 

Cuide de si e da sua família, nós ajudamos.

Phone