Tenho de consumir produtos light para emagrecer?

Mas afinal o que são produtos alimentares light?

Um produto alimentar light é um género alimentício que apresenta uma redução de, pelo menos, 30% de um nutriente, habitualmente no teor de gordura ou açúcares, em comparação com a sua versão original.

O termo light, corresponde a uma alegação nutricional. Na União Europeia, as alegações nutricionais dos alimentos, feitas em comunicações comerciais, são reguladas pelo Regulamento (CE) n.º 1924/2006. Como tal, para que um produto alimentar possa apresentar uma alegação, necessita respeitar os requisitos de utilização definidos, ou seja, neste caso deverá apresentar uma redução de um nutriente em comparação com a sua versão original e referir na embalagem a expressão “teor de … reduzido”.

Por exemplo, as batatas fritas light, habitualmente, apresentam uma redução de, pelo menos, 30% de gordura, comparativamente a batatas fritas similares.

Os produtos light não engordam? 

É importante referir que, só os alimentos isentos de calorias é que não contribuem para o aumento da ingestão calórica e desta forma não engordam. Conforme referido anteriormente, a alegação light, utilizada nos produtos alimentares,   apenas diz respeito a um nutriente do produto alimentar, o que não implica a redução dos restantes nutrientes, podendo até, em alguns casos, estarem aumentados. Convém referir que, os produtos alimentares light, não são sinónimos de um baixo valor calórico.

Afinal, o que preciso fazer para emagrecer? 

Para emagrecer, é necessário que ocorra um déficit calórico, ou seja, é necessário que o gasto energético seja superior à energia consumida (calorias). Desta forma, a perda de peso pode ser alcançada através da redução da ingestão calórica, aumento da atividade física ou, idealmente, uma combinação entre os dois.

Em conclusão, não é por consumir produtos light que irá emagrecer. Embora, possa ser interessante trocar alguns produtos originais/ tradicionais por alternativas similares mais saudáveis e com menor valor calórico, sobretudo quando se pretende perder peso, o consumo deste tipo de produtos não é obrigatório.  

Se pretende emagrecer de forma equilibrada e saudável, fale connosco.
Marque já a sua consulta de nutrição com a Caress Natura.
Cuide de si, nós ajudamos.

Phone