Importância dos alimentos locais na alimentação  sustentável

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) define um sistema alimentar sustentável como um sistema que proporciona segurança alimentar e nutricional, devendo ainda assegurar as bases económicas, sociais e ambientais para todos, incluindo as gerações futuras.

A procura por uma alimentação mais sustentável tem ganho destaque nos últimos anos. Um dos cuidados a adotar quando tentamos ter uma alimentação mais sustentável é privilegiar o consumo de alimentos de produção local. Esta iniciativa é, sem dúvida, uma mais valia para promover a saúde humana e sustentabilidade ambiental.

Um alimento local é um alimento produzido na proximidade e que tem uma cadeia curta de distribuição. Isto significa que tem menos intervenientes e menor distância percorrida desde a sua produção até ao consumidor final. Desta forma, é favorecida a economia local e, sobretudo, a redução de emissões de gases poluentes provenientes de um transporte e armazenamento mais prolongado dos alimentos. Pelo que se sabe, essas emissões de gases produzidas durante o transporte, têm sido subestimadas. Um estudo recente refere que, o transporte de alimentos, pode representar 20% das emissões totais produzidas pelos sistemas alimentares, o que reforça a importância do consumo de produtos locais. Adicionalmente, com cadeias de distribuição mais curtas é possível garantir alimentos mais frescos, por isso nutricionalmente mais interessantes e com preços mais justos.

Contudo, para a correta promoção de dietas mais sustentáveis é fundamental associar o consumo de alimentos locais a outros factores, como a sazonalidade (garantindo alimentos produzidos com menor dispêndio de recursos) e a promoção do consumo de alimentos com menor impacto ambiental (produtos hortícolas, como fruta, cereais integrais e seus derivados e tubérculos). 

Phone