Hipertensão e sal

Este mês celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HTA).

O que é a Hipertensão?

A HTA para além de ser, por si só, um fator de risco cardiovascular, é uma doença crónica não transmissível que ocorre quando a pressão arterial (força que o sangue exerce para circular pelo  interior das nossas artérias) se encontra elevada de forma crónica. 

Existem 2 medidas de pressão arterial, a pressão arterial sistólica (PAS), vulgarmente conhecida como “máxima”, e a pressão arterial diastólica (PAD), também conhecida como “mínima”. A PAS corresponde ao momento em que o coração se contrai para enviar sangue para todo o corpo e a PAD ocorre quando ele relaxa para se voltar a encher de sangue para repetir este ciclo.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão considera-se que uma pessoa é hipertensa quando apresenta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, a média da pressão arterial com valores iguais ou superiores a PAS 140 mmHg e/ou PAD 90mmHg.

Ao analisar a prevalência  em Portugal, verificamos que a HTA afeta 36% dos portugueses (entre os 25 e os 74 anos).

Qual a relação entre o consumo de sal e a nossa pressão arterial?

O consumo de sal é um dos principais fatores alimentares que influenciam a pressão arterial e por isso devemos consumi-lo com moderação . 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 5 g de sal por dia para um adulto (1 colher de chá rasa) e de 3 g diárias para as crianças. 

Em Portugal, o último estudo em que foi avaliada a ingestão média de sal da população foi o PHYSA, onde se verificou que o consumo médio da população portuguesa era de cerca de 10,7 g de sal por dia, ou seja, mais do dobro da recomendação da OMS. 

Quando se verifica este consumo excessivo e prolongado o organismo passa a reter mais líquidos e, consequentemente, este aumento de volume leva a uma sobrecarga no sistema circulatório, aumentando a pressão arterial.

Como posso reduzir o consumo de sal? 

Deixamos-lhe algumas dicas para que possa reduzir a sua ingestão de sal:

  • Reduza gradualmente a quantidade de sal que usa para temperar e cozinhar;
  • Experimente cozinhar com substitutos do sal que contenham menor teor de sódio como, por exemplo, a  salicórnia;
  • Aposte nas especiarias e ervas aromáticas para conferir mais sabor aos seus cozinhados; 
  • Leia os rótulos dos alimentos e evite consumir produtos alimentares com alto teor de sal (≧ 1,5 g de sal / 100 g) e dê preferência a produtos alimentares com baixo teor de sal  (≦ 0,3 g de sal / 100 g)
  • Sempre que possível, dê preferência ao consumo de alimentos na sua forma natural  sem adição de sal.

Se precisar de  ajuda para reduzir o seu consumo de sal marque já a sua consulta de nutrição. Cuide de si, nós ajudamos.

Phone