O que precisa saber sobre Doença celíaca
A doença celíaca é uma patologia crónica e autoimune, causada por uma reação anormal ao glúten que leva o sistema imunitário a provocar danos e inflamação na mucosa intestinal.
Sintomas
A sintomatologia associada à doença celíaca e a sua duração são variáveis entre indivíduos. Os sintomas digestivos são mais comuns em crianças do que em adultos e podem incluir inchaço, diarreia crónica ou obstipação, flatulência, náuseas ou vómitos e cólicas. Outros sintomas podem incluir alterações a nível oral, dermatológico, reprodutivo, mental (como depressão e ansiedade), do sistema nervoso (como dores de cabeça, desequilíbrio e convulsões), articular, ósseo e cansaço.
A maioria das pessoas com doença celíaca apresenta um ou mais sintomas antes de serem diagnosticadas.
Causas
Pensa-se que a doença celíaca surge apenas em pessoas que possuem determinados genes, embora se continue a investigar outros fatores que possam contribuir para o desenvolvimento desta doença.
Diagnóstico
O diagnóstico de doença celíaca, como de qualquer outra doença, deve ser feito por um médico e, habitualmente, tem por base análises clínicas ao sangue e biópsia do intestino delgado, podendo ainda ser solicitado exames adicionais.
Tratamento
O único tratamento actual para a doença celíaca é ao nível da alimentação, na evicção total do glúten, ou seja, na adoção de uma dieta isenta de glúten para toda a vida.
O glúten é um conjunto de proteínas de origem vegetal presente no endosperma dos cereais de trigo, centeio e cevada. A sintomatologia associada ao consumo do glúten pode melhorar ou desaparecer com a adoção de uma dieta isenta de glúten.
Nas tabelas seguintes, poderá consultar quais os alimentos permitidos, alimentos proibidos e cuidados a ter na preparação das refeições para doentes celíacos:
Se tiver um diagnóstico de doença celíaca, marque já a sua consulta de Nutrição, de forma a garantir que adota uma dieta isenta de glúten segura e equilibrada. Cuide de si, nós ajudamos.