Dia Mundial do Chocolate: História e Benefícios para a Saúde 

Como surgiu o chocolate?

O chocolate tem por base o cacau (Theobroma cacao L), um fruto gordo proveniente de uma planta nativa da América Central e América do Sul chamada cacaueiro.

Os primeiros registos do seu consumo remontam ao período Olmeca (1500 a.C.), em habitantes da região do México e séculos depois este fruto era utilizado em bebidas pelas civilizações Maia e Azteca.

No entanto, o cacau apenas chegou a terras europeias no início do século XVI, trazido pelo povo espanhol mas só  em 1828, graças à invenção do químico holandês Johannes van Houten, que conseguiu separar a manteiga de cacau dos sólidos de cacau, é que foi possível surgirem novos produtos derivados deste fruto, entre eles o chocolate em barra.

Benefícios para a saúde cardiovascular

O cacau presente no chocolate, contém algumas substâncias antioxidantes como polifenóis e flavonóides (ex: catequina e epicatequina). Hoje destacamos alguns dos potenciais benefícios do consumo de chocolate para a saúde cardiovascular, quando este é consumido com moderação e dentro de uma dieta saudável:

  • Diminuição do risco de doença coronária;
  • Aparente contributo na prevenção da aterosclerose,  
  • Aparente impacto positivo no perfil lipídico: A ingestão de flavonóides do cacau tem sido associada à diminuição dos triglicéridos séricos e da proteína C reativa, bem como ao aumento da lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol “bom”).

No entanto,  os chocolates não são todos iguais, sendo o seu teor de cacau variável (entre 35 e 100% de cacau). Quanto maior o teor de cacau de um chocolate maior a sua riqueza em componentes bioativos, que contribuem para a redução do risco cardiovascular, diminuindo o stress oxidativo, a peroxidação lipídica e a ativação plaquetária. No caso do chocolate branco, para além de apresentar um teor baixo em cacau, habitualmente apresenta um teor elevado de açúcar,  não sendo, por isso, muito interessante do ponto de vista nutricional.

Que quantidade posso consumir?

As orientações mais recentes recomendam um consumo de até 10 gramas de chocolate negro por dia, para fins de prevenção de risco cardiovascular desde que este consumo seja feito num contexto de dieta saudável e equilibrada

Se gostava de ter um feedback sobre a possibilidade de incluir o consumo de chocolate na sua alimentação, marque já uma consulta de Nutrição. 

Phone