Benefícios da Amamentação para a Mãe e para o Bebé

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até aos seis meses de idade, seguida da amamentação complementar até aos dois anos ou mais. Diversos fatores podem induzir variações na composição do leite materno, como a duração da gravidez, a alimentação da mãe, a fase da lactação, a duração das mamadas e a hora do dia. No entanto, o leite materno consegue manter a sua adequação nutricional para o bebé, mesmo na maioria das situações extremas. O leite materno é rico em proteínas, lípidos, hidratos de carbono, vitaminas e minerais.  Este alimento, para além de oferecer tudo aquilo que o bebé necessita durante o seu início de vida, também proporciona inúmeras vantagens para a saúde de ambos, sendo um momento que fortalece o vínculo afetivo entre mãe e bebé.

Neste artigo, detalhamos mais algumas vantagens da amamentação, para o bebé e para a mãe, que a evidência científica nos tem demonstrado.

Outros benefícios para o Bebé:

  • Fortalecimento do sistema imunitário: O leite materno contém anticorpos que ajudam a reforçar o sistema imunitário do bebé. Reduzindo assim o risco de infecções que poderão induzir doenças como diarreia, pneumonia, otite, infecção urinária e alergias.
  • Melhoria do desenvolvimento cognitivo: Estudos apontam que bebés amamentados tendem a apresentar um melhor desenvolvimento cognitivo. Provavelmente devido à presença de ácidos gordos essenciais e nutrientes como zinco, ferro, iodo entre outros, no leite materno.
  • Redução do risco de doença: Para além das vantagens a curto/médio prazo, como uma menor incidência de alergias, refluxo gastroesofágico, asma e eczema em bebés, a amamentação está também associada a uma redução significativa do risco de desenvolvimento de várias doenças crónicas na vida adulta, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares ou doença inflamatória intestinal. É também de considerar que a amamentação parece reduzir o risco de morte súbita do lactente (SMSL).

Outros benefícios para a Mãe:

  • Saúde no pós-parto: A amamentação estimula a contração uterina, ajudando o útero a retornar ao seu tamanho pré-gravidez mais rapidamente, reduzindo assim o risco de hemorragia pós-parto. O tempo de qualidade proporcionado pela amamentação parece também ser benéfico para a saúde mental da mãe, diminuindo o risco de depressão pós-parto;

  • Auxilia no retorno ao peso pré-parto: mulheres saudáveis podem perder 0,5 kg por semana durante o período de amamentação;

  • Redução do risco de doença: A amamentação pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de cancro, como cancro da mama e dos ovários, bem como menor incidência de outras doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e osteoporose;

  • Poupança económica: Durante o período de amamentação exclusiva não há necessidade de dispêndio económico extra com a alimentação do bebé;

  • Maior conveniência: O leite materno está disponível a qualquer hora, local e na temperatura ideal para consumo, não necessitando de preparação.

Percebemos assim que é fundamental promover e apoiar a amamentação, sendo uma prática que proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e emocional da mãe e do bebé.

Se tiver dificuldades para iniciar o processo de amamentação ou simplesmente sentir que precisa de ajuda ou esclarecimento de dúvidas, procure o apoio de um profissional de saúde. Existem consultas específicas para o efeito, geralmente realizadas por profissionais de saúde especializados, como médicos ou enfermeiros.

Phone