O Pão

O pão é um dos alimentos mais consumidos do mundo, tornando-se assim um alimento importante para obtenção de energia, para além de ocupar um lugar privilegiado nas diferentes gastronomias. 

Produção

Existem diversas variedades de pão, uns distinguem-se pelo tipo, forma e número de cereais utilizados; outros pela adição de ingredientes secundários, como por exemplo sementes, frutos oleaginosos e fruta seca; ou até pela sua durabilidade, como o pão de forma de longa duração. Todas estas características fazem com que exista uma infinidade de pães. 

Contudo a receita tradicional de pão é à base de farinha, água, sal e fermento (habitualmente utilizado para o aumento do seu volume). O fermento pode ser de massa-mãe ou de padeiro, o mais frequentemente utilizado. 

Características nutricionais

Do ponto de vista alimentar e nutricional, o pão fornece energia de qualidade (em média 265 Kcal/100g de pão), proveniente, na sua maioria, de hidratos de carbono complexos, que promovem uma maior sensação de saciedade, sobretudo nas versões integrais, por apresentarem maior teor de fibra. Nutricionalmente o pão pode variar, de acordo com os ingredientes que o constituem, no entanto, as versões mais tradicionais (mistura, centeio, integral e trigo) apresentam fibras alimentares, proteínas vegetais, ferro, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B, fundamentais para o normal funcionamento do organismo. 

Mito ”O pão engorda?”

Apesar de grande parte da população acreditar no mito de que “o pão engorda”, o seu consumo não tem relação direta com o aumento de peso corporal, e por isso, desde que a quantidade ingerida de pão seja adaptada às necessidades energéticas individuais, não é apenas por comer pão que irá engordar. Além disso, o pão é habitualmente consumido em refeições como pequeno-almoços e lanches, onde é, na maioria das vezes, a opção mais saudável comparativamente às outras alternativas de fontes de hidratos carbono, tais como a  maioria dos cereais de pequeno-almoço, bolachas e produtos de pastelaria. Por isso, se gosta de pão e quer emagrecer, não precisa de o excluir da sua alimentação, contudo, deve ter em consideração o tipo de pão, a quantidade e o que coloca no seu interior, indo de encontro  às suas necessidades e preferências.

Se quiser saber como integrar o pão na sua alimentação, marque já a sua consulta de  nutrição com a Caress Natura.

Phone