Dia Mundial da Diabetes: A Importância da Prevenção e da Alimentação

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado a 14 de novembro, foi criado com objetivo de chamar a atenção para o impacto crescente desta doença crónica, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é a Diabetes e qual a sua Prevalência?

A Diabetes Mellitus é uma perturbação metabólica em que os níveis de glicose no sangue estão anormalmente elevados devido à insuficiência de produção ou utilização ineficaz de insulina. Existem vários tipos de diabetes, a Diabetes Tipo 2 (DM2) é a mais comum, representando cerca de 90% dos casos e estando fortemente associada ao sedentarismo e à obesidade. A Diabetes Tipo 1 (DM1), por outro lado, é diagnosticada maioritariamente crianças e jovens, e requer o uso de insulina ao longo da vida.

De acordo com o relatório do Observatório Nacional da Diabetes 2023, a prevalência da diabetes em Portugal em pessoas entre os 20 e os 79 anos era de 14,1% em 2021, afetando cerca de 1,1 milhões de portugueses. A prevalência aumenta com a idade, atingindo mais de um quarto da população entre os 60 e 79 anos. Além disso, 90% das pessoas com diabetes apresentam excesso de peso ou obesidade, o que demonstra a relação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e a doença.

Complicações da Diabetes

A diabetes, quando não controlada, pode causar sérias complicações de saúde a longo prazo. A manutenção de níveis elevados de glicose no sangue pode danificar diversos órgãos, sendo os rins, olhos, nervos periféricos e o sistema vascular os mais afetados. Estas complicações incluem cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. Além disso, a diabetes aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares, entre elas o acidente vascular cerebral (AVC).

Qual o papel da alimentação na Diabetes Tipo 2?

A educação alimentar é uma parte fundamental do tratamento para todos os indivíduos com diabetes.

Uma alimentação saudável, ajustada à pessoa com diabetes, pode ajudá-la a:

  • Atingir e manter um bom controlo das glicemias, níveis de colesterol, triglicéridos e de pressão arterial;
  • Atingir e manter um peso saudável para a sua altura;
  • Prevenir as complicações da diabetes;
Cuidados Alimentares a Adotar

Para manter um bom controlo glicémico e prevenir complicações, é necessário adotar os seguintes cuidados alimentares:

  1. Melhorar a qualidade da alimentação, aumentando a ingestão de fibras (provenientes de vegetais, leguminosas e cereais integrais) e reduzindo o consumo de alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas.
  2. Definir um número apropriado de refeições diárias, garantindo que se fazem refeições regulares para evitar oscilações nos níveis de glicose.
  3. Ajustar as quantidades alimentares das refeições, com porções adequadas para manter o equilíbrio calórico e o controlo glicémico.
  4. Gerir a ingestão de hidratos de carbono, optando por fontes de qualidade, como cereais integrais, de forma a evitar picos de glicemia.

Não existe uma dieta única para todas as pessoas com diabetes, sendo por isso fundamental a orientação por parte um nutricionista, para desenhar um plano alimentar individualizado para cada caso. 

Foi-lhe diagnosticado Diabetes tipo 2 e precisa de ajuda para melhorar a sua alimentação?

Fale connosco, nós ajudamos!

(function(n,t,c,d){if (t.getElementById(d)){return;};var o=t.createElement("script");o.id=d;o.async=!0,o.src="https://cdn.buttonizer.io/embed.js",o.onload=function(){window.Buttonizer.init(c)},t.head.appendChild(o)})(window,document,"a2a8cdb5-b35c-49c4-a629-c98c5961b023", "buttonizer_script");